Nesta semana, o Soterópolis traz uma entrevista com Antônio Risério, sociólogo e escritor baiano que está lançando o livro Edgard Santos e a Reinvenção da Bahia. O programa vai ao ar nesta quinta-feira (19), às 22h, com reprise domingo (22), 17h30, e terça-feira (24), às 23h30, na TVE Bahia.

Não é uma biografia, segundo o autor, porque pouco se sabe sobre a vida privada do biografado, mas, uma pesquisa sobre os feitos de Edgard Santos, que foi o primeiro reitor da Universidade Federal da Bahia, membro da Academia de Letras da Bahia, chegou a ser ministro do governo Getúlio Vargas e um dos grandes responsáveis pela expansão das artes e da educação do estado, implantando as escolas de Música e Teatro na UFBA.

E tem mais literatura entre as pautas: a antologia da obra de Mabel Velloso, uma coletânea de todos os seus textos em forma de poema e prosa poética. Mabel, que é escritora, educadora, compositora, cordelista e poetisa, ganhou a apresentação do livro do irmão Caetano Veloso. A obra reúne textos publicados em 30 anos de produção literária. No quadro Ponto G, com Eugênio Afonso, o assunto é o universo das letras na vertente da cultura LGBT. O programa conversou com os escritores Hugo Porto, que escreveu o romance Boris, Meu Amigo Gay, e João Figuer, autor do livro de poesias De Amor, Desamor e uma Pitada de Sal.

O Soterópolis ainda discute o papel da tecnologia aliada à arte. Em destaque, a exposição Sensorium, que, com o uso de GPS e câmeras acopladas a aparelhos, cria resultados visuais surpreendentes. Há, ainda, um bate-papo com a pesquisadora e coreógrafa Ivani Santana, do coletivo Mapa D2, que utiliza imagens de performances em dança projetadas nas próprias apresentações do grupo.

A programação da TVE Bahia pode ser conferida no portal do Irdeb.