As Voluntárias Sociais da Bahia realizaram na tarde de quinta-feira (26), em parceria com a Fraternidade Feminina da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), o Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal (PMSMN) em Santo Antônio de Jesus, contemplando 80 gestantes assistidas por unidades de saúde do município, que receberam enxovais.

O PMSMN, realizado em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, por meio de ações socioeducativas para gestantes em situação de vulnerabilidade social, tem como objetivo contribuir com a redução dos indicadores de morte das gestantes e recém-nascidos, estimulando e incentivando a realização do pré-natal. O programa fortalece também o Pacto Estadual de Redução da Morte Materna e Neonatal, assinado pelo governo da Bahia em 2008.

Segundo a presidente da Fraternidade Feminina da GLEB, Maribel Barreto, o viver consciente em sociedade se dá a partir das relações de igualdade e liberdade, até porque na essência não há nada que diferencie os seres humanos. “Tal concepção configura a base da ação consciente do gênero humano e consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, quando afirma que ‘todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos’. Foi nessa perspectiva que se estabeleceu a parceria entre nossa organização e as Voluntárias Sociais da Bahia”.

Jucely Santos, 38 anos, que vai ter seu quarto filho, ficou muito emocionada ao receber o enxoval. “Estou feliz por esse presente maravilhoso. Meus patrões também me ajudaram”. Já Rita de Cássia da Silva, 40 anos, vai ter seu oitavo filho. “Vou ter agora em dezembro, e o enxoval veio na hora certa”.

A coordenadora do programa das Voluntárias, Tânia Nogueira, afirmou que desde 2007 aproximadamente 34 mil gestantes de Salvador e do interior receberam enxovais. “A cada dia, percebemos a importância das políticas públicas e o significado dessa ação para cada gestante que adquire a consciência de fazer o pré-natal”.