Por meio do Programa de Acesso à Reabilitação e Equipamentos Ortopédicos, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) entregaram este ano 1.420 cadeiras de rodas em Salvador e em 150 municípios, através de secretarias municipais e associações representativas de pessoas com deficiência. Adultos e crianças foram contemplados com cadeiras de rodas adequadas para atender à necessidade de cada um e assegurar a sua mobilidade urbana.

O programa é fruto do trabalho conjunto das VSBA e Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), através do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Doenças (Cepred), e tem como objetivo desenvolver ações que visam fortalecer o processo de reabilitação de pessoas com deficiência, ampliando a cobertura de acesso aos equipamentos ortopédicos.

Segundo a enfermeira e coordenadora de saúde das Voluntárias, Juçara Lima, os equipamentos têm o papel de garantir acessibilidade e incluir socialmente as pessoas com deficiência, assegurando o seu direito de cidadão. Os beneficiados são orientados por profissionais da área de saúde quanto à utilização, manuseio e cuidados para a conservação das cadeiras de rodas.

A presidente das VSBA, Fátima Mendonça, disse que o programa tem efetividade e se desenvolve alinhado à política do governo federal (programa Viver Sem Limite).
“A ação das Voluntárias não se limita a conceder cadeiras de rodas. Vai além, porque promove a inclusão social com acesso à educação, saúde, trabalho e lazer, sempre buscando garantir a articulação e a participação nas redes de serviços e políticas públicas que asseguram os direitos das pessoas com deficiência”, destacou Fátima Mendonça.