Começa nesta sexta-feira (25) o ciclo de palestras do projeto Memória dos Bairros, promovido pelo Centro de Memória da Bahia. Em quatro encontros serão debatidos a importância de bairros como Alagados, Barris e Dois de Julho, por meio de aspectos sociais, históricos e culturais.

No primeiro encontro, às 15h, no Espaço Cultural Alagados, as pesquisadoras Amine Portugal Barbuda e Adenildes Teles de Lima discutirão o tema Alagados: história, memória e processo urbanístico. No segundo, quinta-feira (31), às 15h, a pesquisadora Thaís de Miranda Rebouças falará sobre Modernização do espaço urbano e seus impactos sociais no bairro 2 de Julho, na sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris).

O evento é organizado pelo Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, e objetiva debater as diversas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais dos bairros da cidade de Salvador.

A diretora do Centro de Memória da Bahia, Jacira Primo, destaca que o projeto de resgate da memória dos bairros está inserido numa proposta abrangente de compreensão da história, memória e identidade urbanística da cidade de Salvador. “Os meios de preservação da cidade devem ser discutidos com a sociedade, que pode expressar sua relação com o espaço e sua noção de pertencimento aos mesmos”.

Novembro

No dia 6, às 15h, os pesquisadores José Eduardo Ferreira Santos e Antônia dos Santos Garcia apresentam o tema Segregação racial e estruturas de oportunidade em Plataforma, no Centro Cultural Plataforma.

Encerrando o ciclo de palestras, no dia 22, na sala de Projeção Luiz Orlando da Biblioteca Pública do Estado (Barris), o enfoque será o Centro da Cidade, especialmente o Largo 2 de Julho. Os professores Juarez Duarte Bomfim e Carlota de Sousa Gottschall Silva abordarão o tema Reconfiguração urbana e as políticas e práticas culturais no centro de Salvador.