Transformar a realidade do Assentamento Rio de Ondas é o que pretende o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, ao entregar no último domingo (13), um kit de irrigação para dois hectares para produção comunitária de maracujá, banana e hortaliças, além das culturas já existentes de mandioca e feijão de corda.

O projeto prevê ainda a entrega de outros dois kits, que serão licitados para irrigar mais quatro hectares, utilizando tecnologia moderna de reuso da água, a partir do desenvolvimento da piscicultura em tanques. O assentamento é composto por 236 famílias.

A iniciativa busca dar sustentabilidade às famílias que já estão inseridas num projeto piloto de piscicultura, com quatro tanques de mil metros e dois berçários de 500 metros, onde são cultivados peixes como o pirarucu, tambaqui, tilápia e surubim, de forma experimental. “Queremos dar sustentabilidade para que o assentamento possa ser independente”, destacou Salles.

Alevinos

A piscicultura, segundo o secretário, está encaminhada desde o início do projeto, em fevereiro deste ano, e a Seagri viabiliza a distribuição de alevinos necessários para que os pequenos produtores tenham capital de giro. Outros projetos estão previstos, como a doação de ovinos e caprinos, a inserção do assentamento no Projeto Leite Bahia e no Reniva. Outra iniciativa que vai mudar a realidade das famílias é um laticínio, que está com o projeto pronto, faltando apenas assegurar os recursos.

O presidente do Assentamento Rio de Ondas, Firmino Silva Rocha, disse que o conjunto de projetos experimentais é de grande importância para as famílias, uma vez que “atende às quatro agrovilas do local, composta por cinco associações, garantindo o trabalho e comercialização de frutas, hortaliças e peixes, e gerando retorno financeiro para todos”.

Para o prefeito, a mentalidade das famílias do assentamento tem mudado. “Nosso objetivo ao trazer investimentos é gerar renda, não dar esmola”. Ele ressaltou que “as famílias estão se conscientizando de que podem e devem gerar trabalho e renda para o coletivo”.

Entreposto Frigorífico

Após a entrega do kit, o secretário e o prefeito inauguraram o Entreposto Frigorífico do município, com capacidade para 30 bovinos/dia, que receberá, inclusive, demandas de outros municípios que não contam com a estrutura.

O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, destacou a importância do projeto para o município e a região, buscando “garantir alimento de qualidade e em boas condições higiênicas para a mesa do consumidor”.