A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza até esta sexta-feira (11) a capacitação em Agroecologia para técnicos da gerência do órgão em Caetité, a 757 quilômetros de Salvador. Os temas do curso, que acontece no Centro de Formação de Agricultores Familiares de Amélia Rodrigues (Centreapis), serão direcionados ao manejo ecológico do solo, adubação orgânica, beneficiamento e comercialização da produção.

Durante as aulas os participantes aprendem sobre a metodologia participativa, orientando o diagnóstico rural das regiões a partir das características de cada local. A iniciativa faz parte das ações do Programa Quintais Agroflorestais, desenvolvido e implementado pela EBDA, que busca transformar áreas de 1.600 metros de perímetro, dentro das propriedades, em espaços agroflorestais, com a plantação de fruteiras adaptáveis ao clima do semiárido, com plantas nativas, essências florestais e lavouras anuais.

Ao mesmo tempo, 22 técnicos das regionais de Alagoinhas, Cruz das Almas e Jequié, participam da segunda etapa da capacitação, com reforço prático em princípios de metodologias participativas e aprimoramento em técnicas de produção agroecológica, que acontece no Centro de Formação de Agricultores Familiares do Recôncavo Baiano (Centrefruti).

Transição agroecológica

A engenheira agrônoma da EBDA, Luana Cerqueira, explica que o curso pretende dar seguimento ao contínuo aperfeiçoamento técnico de profissionais da empresa para um intercâmbio de conhecimentos com os agricultores e promoção gradativa da transição agroecológica. Até o momento, aproximadamente 312 técnicos foram capacitados para atuação no programa.

Cerqueira explica ainda que os técnicos também multiplicam as informações. “Tudo que for apresentado durante o treinamento deverá ser repassado aos agricultores familiares, assentados de reforma agrária, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário [PNCF], alunos de Escolas Família Agrícola e comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, extrativistas)”. Entre os dias 21 e 25 próximos será a vez dos técnicos de Bom Jesus da Lapa receberem a capacitação.