Agricultores familiares, pescadores artesanais e marisqueiras da Ilha de Itaparica terão acesso aos serviços do Posto Avançado (Pavan), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), implantado no município de Vera Cruz.

Além de facilitar na elaboração de projetos desenvolvidos especialmente para a localidade, o Pavan promoverá assistência técnica especializada aos agricultores, pescadores e marisqueiras, disponibilização da emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), distribuição de sementes e mudas, coleta de amostra do solo para análise, e capacitações.

Nós já selecionamos as áreas que serão atendidas, inicialmente, onde vamos diagnosticar as principais necessidades, explica o chefe do Pavan, Alberto Tavares. Inaugurado no final de setembro, o posto é resultado de uma parceria firmada entre a EBDA e a Prefeitura de Vera Cruz, por meio de um convênio de cooperação técnica.

O Pavan conta com uma equipe de dois técnicos e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Agricultura e Pesca, no centro da cidade de Mar Grande, sede do município.