Os recursos para a venda de milho a preços subsidiados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os produtores rurais da Bahia já foram liberados pelo governo federal. A garantia foi dada pelo ministro da Agricultura, Antonio Andrade, que se reuniu nesta terça-feira (8), em Brasília, com o governador Jaques Wagner para tratar do assunto.

O governador cobrou do titular da Agricultura a manutenção dos 18 polos de venda de milho para ração animal no estado. Andrade garantiu que o atendimento pela Conab não será suspenso. Ele afirmou que o governo federal garantirá o apoio operacional ao funcionamento dos polos de distribuição. 

Na segunda-feira (7) à noite o governador já havia entregue, pessoalmente, à chefe da Casa Civil, ministra Gleise Hoffmann, ofício solicitando intercessão junto ao Ministério da Agricultura para manter os 18 polos de venda de milho da Conab na Bahia. 

Defesa agropecuária 

Em encontro com a presidente Dilma Rousseff o governador Jaques Wagner entregou documento assinado pelos 27 secretários estaduais de agricultura que fazem parte do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), solicitando o restabelecimento dos convênios plurianuais firmados entre o governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, com as pastas de agricultura dos estados, para promover a defesa agropecuária. 

Os secretários querem uma audiência com a presidente Dilma para reforçar a defesa agropecuária e evitar a invasão de pragas nas regiões de fronteira. O documento solicita que a defesa agropecuária continue a ser realizada em convênio com as secretarias estaduais.

Projetos 

Na sua ida à Brasília o governador aproveitou a oportunidade para visitar, também, o atual ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, substituto de Fernando Bezerra na pasta. Durante o encontro Jaques Wagner reforçou o pedido de liberação de recursos para projetos já apresentados ao antecessor do ministro, e que prevêem a execução de várias obras no interior da Bahia. Dentre os projetos abordados pelo governador estão o do Baixio de Irecê e os 200 sistemas simplificados de abastecimento de água em 50 municípios da área de atuação da Codevasf, bem como o de Macururé.