A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-BA), entregou nesta quarta-feira (23), em solenidade no Complexo Costa do Sauípe, no litoral norte, certificados aos 600 concluintes dos 12 cursos gratuitos, oferecidos pelo Programa de Qualificação Profissional, voltados para o Mundial de Futebol.

“A qualificação profissional é um legado importante que precisamos deixar, após os megaeventos esportivos. O conhecimento transforma e é o que cada um vai levar para o resto da vida”, disse o secretário Ney Campello.

Receberam certificados profissionais que atuam nas áreas de garçom, chefe de fila, recepcionistas, mensageiro e capitão, porteiro, atendimento ao cliente, camareiro, repositor de mercadorias, animação turística, serviços de limpeza, eventos, segurança patrimonial e boas práticas para manipuladores de alimentos.

“Sempre precisamos de qualificação, a cada hora aparecem novas pessoas no mercado que precisam deste aperfeiçoamento. É um trabalho constante, para que eles nunca percam o entusiasmo de aprender e fazer isso bem feito. A qualificação nunca é demais”, disse a diretora do Senac-BA, Marina Almeida.

Em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, Ismar Gil, 55 anos, se formou há quatro em Turismo e decidiu participar do curso Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem ao perceber carência de profissionais na região onde mora. “Hoje me sinto mais preparada para receber os turistas. Meu relacionamento interpessoal melhorou muito. Um sorriso no rosto e uma boa recepção fazem a diferença na hora de atender os clientes”. 

Participaram ainda da solenidade a secretária em exercício do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana, o diretor-executivo de Operações da Costa do Sauípe, Mark Campbell, e o representante da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Eduardo Braga, entre outras autoridades.