O grupo Nata – Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas, com direção de Fernanda Júlia, vencedor do Edital TCA.Núcleo ‘Em Construção’ – Edição Especial 2013/Uma Homenagem a Lina Bo Bardi, inicia na próxima semana uma ocupação artística com duração de cinco meses no Teatro castro Alves (TCA). 

O lançamento oficial acontece nesta quarta-feira (30), às 20h, na Sala do Coro do TCA, com o espetáculo ‘Adupé’, um show musical, que integra o repertório do grupo teatral, e também uma celebração em homenagem e em agradecimento aos Orixás. 

O edital é uma realização do Teatro Castro Alves, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Secretaria de Cultura (Secult). Nesta edição, a direção artística é do Nata, a gestão de projetos da Cardim Projetos e a produção da Kalik Produções.

Este ano o projeto chega a sua 19ª edição, inovando novamente no seu conceito. Dentro da nova proposta, o edital decidiu contemplar um agrupamento teatral local, com o objetivo de propor um intercâmbio com um grupo de outro estado ou país. O projeto desenvolvido pelo Nata, vencedor do TCA.Núcleo 2013, contempla um diálogo e uma parceria com a Companhia do Miolo (SP). 

Ao longo do processo, portanto, os dois grupos se unem para consolidar uma estratégia de ocupações e intervenções artísticas que serão realizadas no TCA, até março de 2014. Além da apresentação, integrantes do Nata, da Cia do Miolo e a equipe do TCA estarão presentes para formalizar o início da empreitada, que prevê oficinas, workshops, seminários, exibições de filmes, intercâmbios, apresentações artísticas, além da criação de ‘Exú, a Boca do Universo’, montagem inédita que o Nata estreará no início de 2014.

Culturas negras

Fundado em outubro de 1998, na cidade de Alagoinhas, o Nata surgiu de um festival estudantil de teatro, representando o Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas. Nestes 15 anos de atuação, a companhia vem realizando montagens teatrais, oficinas, leituras dramáticas, e movimentando o espaço teatral com projetos que discutem, divulgam e valorizam a Cultura Afro-Brasileira em diferentes contextos.

A programação de novembro, primeiro mês de ocupação do TCA.Núcleo 2013, já está confirmada e suas ações integram o II Encontro das Culturas Negras, uma realização da Secult, que ocorrerá em diversos espaços no mês da consciência negra. As atividades são todas gratuitas ou com preços populares. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site – acesse aqui.