A Secretaria Estadual de Cultura(Secult) está ampliando as ações de restauração de altares e imagens na Igreja de Bom Jesus de Piatã, originária do século 18. Os trabalhos são realizados por especialistas de equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Na matriz, foram descobertas pinturas singulares do ‘barroco popular’, além de itens originais do século 19 em imagens sacras. 

A comunidade e a paróquia local incentivaram as novas ações do instituto na região da Chapada Diamantina. “Desde abril de 2012, quando iniciamos as restaurações, trabalhamos mais que o previsto. Mantivemos técnicos e marceneiros em revezamento para garantir a realização”, disse o diretor de projetos e obras do Ipac, Paulo Canuto.

“O processo de restauração é longo e necessita de cuidado. Fazemos limpeza, fixação de estratos, remoções, recomposição das faltas, reintegração da policromia, douramento, aplicação de verniz, dentre outras ações”, explicou Rozelita Sá Barreto, uma das restauradoras.