A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) reuniu no domingo (6), em Salvador, 23 segmentos da área cultural nas Conferências Setoriais de Cultura, etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura, que acontece nos próximos dias 12 e 13, no município de Camaçari. “É muito bom que tenhamos oportunidade deste diálogo bom e aberto”, avaliou o secretário Albino Rubim.

Para a superintendente de Desenvolvimento Cultural, Taiane Fernandes, a inédita realização simultânea das conferências setoriais superou a expectativa dos organizadores. Foram mais de 600 participantes (596 credenciados) e 15 setores com delegados eleitos. O evento aconteceu na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Federação.

Segundo Taiane, foram vários “os avanços que expressam o amadurecimento do setor cultural e a decisão política de manter o diálogo com a sociedade na construção de políticas públicas”. Entre os pontos positivos está a possibilidade de garantir a presença de representantes territoriais e o fortalecimento da mobilização do setor.

Participaram do evento mais de 70 representantes dos territórios de identidade, dos 90 eleitos nas conferências territoriais, possibilitando que os debates não ficassem centrados em Salvador e região metropolitana. Entre os destaques estão os setores de ‘espaços culturais’, que conseguiu eleger delegados de fora de Salvador.

Também os de biblioteca, que reuniu 34 participantes e, pela primeira vez, elegeu delegados, os de ‘mulheres na cultura e arquivos’, ‘memória e história’, que, com 38 e 85 participantes, respectivamente, superaram segmentos que possuem colegiados já consolidados como as linguagens artísticas. A cobertura completa de cada setor, com o nome dos delegados eleitos, está disponível no site da Conferência de Cultura.