As discussões sobre a profissão de produtor cultural no Brasil serão concluídas nesta sexta-feira (4), no 3º Encontro Nacional de Produção Cultural (Enprocult), em evento no Centro Histórico de Salvador. A partir das 20h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, haverá shows com as bandas baianas Cascadura e ExoEsqueleto, com entrada gratuita. 

A Cascadura conta ainda com as participações especiais de Pedro Pondé e Graco, da Scambo. Na estrada desde 1992, a banda é a principal representante do rock na Bahia. Com cinco discos lançados, está em fase de divulgação do último – ‘Aleluia’, um álbum duplo lançado em 2012, disponível para download. 

O trabalho foi indicado a Melhor Disco do Ano pelo MTV Video Music Brasil (VMB) e venceu o Prêmio Dynamite de Música Independente, na categoria Melhor Álbum Pop de 2013. Uma das faixas do disco, ‘Soteropolitana’, foi eleita pela revista Rolling Stone como uma das 25 melhores músicas de 2012.

A banda ExoEsqueleto será responsável pela abertura do evento. Com nuances de experimentalismo e poesia, regadas à mistura de ritmos latinos, música negra e power blues, a banda produz um som autoral. Criada em 2012, a partir da reunião das extintas bandas Headfones e Sine Qua Non, a ExoEsqueleto lança o primeiro disco neste mês e faz o primeiro show de divulgação no 3º Enprocult.

Edital

O Enprocult tem o objetivo de discutir a profissão de produtor cultural a partir das perspectivas política, educacional e organizacional sobre o campo. A programação é composta por mesas-redondas, oficinas, sessões de trabalhos, encontros de vivência, plenária e apresentações culturais.

Contemplado no edital de Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia, conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) na festa de encerramento.