A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio do programa Bahia Acolhe, realiza nesta quinta-feira (10), das 8 às 12h, no auditório da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), no Centro Administrativo da Bahia, a segunda edição do Encontro com a Rede de Proteção Social, que atende a população em situação de rua. O evento quer promover a interlocução entre os diversos agentes das políticas setoriais, direcionados a essa população.

O encontro pretende ainda construir fluxos de atendimento que contemplem o grupo populacional, no sentido de garantir a universalização dos direitos sociais, fortalecer a Rede de Proteção Social, refletir coletivamente a partir dos serviços existentes no estado e municípios, envolver a sociedade civil, além de buscar estratégias para diferentes ações de cunho social.

Programação 

No primeiro momento do encontro haverá uma discussão sobre a articulação feita entre a Sedes e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), referente ao enfrentamento da tuberculose, que atinge as pessoas em situação de rua. Serão apresentadas as possibilidades de ações conjuntas, na perspectiva do II Seminário de Boas Práticas no Controle da Tuberculose e Enfrentamento das Vulnerabilidades e Coinfecções Junto à População em Situação de Rua, que será em Brasília, nos próximos dias 18 e 19.

A segunda parte do evento contará com a apresentação do sistema de gestão social implementado pela Sedes, por meio de convênio com o Instituto de Saúde Integral (ISI-BA), que facilitará o processo de cadastro e acompanhamento das pessoas em situação de rua na Bahia. O sistema tem a possibilidade de gerar relatórios e facilitar a atividade de vigilância social prevista no Sistema Único da Assistência Social (Suas), de modo a enfrentar situações de vulnerabilidade detectadas em especial na população em situação de rua.