Os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim chegaram à unidade de ensino nesta quarta-feira (16) com uma responsabilidade a mais – entrar em sala de aula para fazer a primeira parte do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos dias 26 e 27. O clima era de expectativa porque estavam diante de uma oportunidade de testar seus conhecimentos em ciências naturais e humanas.

O simulado, que prossegue nesta quinta (17), com as provas de redação, português e matemática. “Durante todo esse período, os estudantes estiveram muito interessados em participar das atividades preparativas. O simulado é importante para os alunos sentirem o clima do Enem”, afirmou a diretora da escola, Andréia Sarraf, explicando que na ocasião foram realizadas discussões sobre o conteúdo programático do Enem.

Já a professora articuladora da área de linguagem e redação, Graça Souza, destacou que as aulas foram bem aproveitadas com a produção de textos, com temáticas que giraram em torno de assuntos atuais, como redes sociais, desenvolvimento tecnológico, racismo e manifestação popular. “Em sala de aula, sinalizei questões como conteúdo, estrutura e argumentação para que os estudantes praticassem seus textos conforme é exigido pelo Enem”.

Expectativa

No pátio do colégio, após a prova, a expectativa entre os estudantes era a de ter dado um passo importante para a vitória no Enem. Vitor Pereira, 19 anos, 3º ano, que pretende entrar em uma graduação de educação física, falou dos seus esforços. “Tenho estudado, feito várias redações para treinar e esse simulado é uma experiência legal para nos preparar para a hora de fazer a prova de verdade”.

O colega Marcelo Tavares, 18, que vai buscar uma vaga em um curso universitário de história ou ciências sociais, também disse que fazer o simulado é uma experiência interessante. “Ajudou bastante para eu sentir como vai ser no Enem”. Dominique Ferreira, 18, que pretende ser arquiteta, considerou o simulado como um estímulo para estudar mais. “Achei super interessante a iniciativa do colégio de fazer essa prova de preparação”.

A professora de sociologia, Ana Rita Colonnezi de Oliveira, responsável por uma das salas do simulado, ressaltou que a frequência superou as expectativas. “Os estudantes vieram em peso. Nessa turma, só faltaram sete alunos. Mesmo assim, alguns chegaram atrasados, mas não puderam fazer a prova assim como é no Enem. Eles levaram a sério, respondendo às questões com muito cuidado e atenção”.

Os estudantes que ainda estão cursando o 2º ano, como Daniela Oliveira, 17, e Uemerson Assis, 16, também fizeram o simulado com seriedade. “A prova foi um pouco difícil, mas tenho que dar um desconto porque ainda estou no 2º ano. De qualquer forma, achei muito legal a experiência”, disse Daniela. “Já comecei a me preparar para o Enem desde já”, reforçou o colega, que pretende fazer biologia ou gastronomia.

Games

Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas da rede, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. No Portal da Educação, é possível conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, a secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on-line.