Começou nesta terça-feira (8), em toda a Bahia, a entrega de 30 mil tablets para professores da rede estadual. Com sete polegadas, eles têm capacidade para acessar a internet, fazer vídeos, fotos e usar aplicativos digitais, ajudando na melhoria do ensino e na aprendizagem. Além dos tablets para os professores, cada escola vai ganhar um kit multimídia com um tablet de 10 polegadas, lousa digital e projetor.

Os primeiros tablets foram entregues durante videoconferência entre as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direcs) em homenagem ao Dia do Professor, que é comemorado em 15 de outubro. Esses aparelhos vão possibilitar ao professor acessar portais de educação, conteúdos educacionais, transferir vídeos, aulas e todo tipo de material que ele pode aproveitar na sala de aula, disse o secretário da Educação, Osvaldo Barreto. 

O primeiro a receber um tablet foi o professor de história Leonardo Garcia, do Colégio XV de Novembro, no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Segundo ele, é possível usar o aparelho para diferentes atividades e com isso enriquecer a aula. Através desse novo instrumento, podemos ensinar os alunos a pesquisar, buscar informações sobre qualquer assunto e exercitar o registro de documentos, como vídeos e fotos, que para a história é muito importante. Nossos alunos nasceram dentro desse contexto tecnológico, e agora vamos aprender a usar essas ferramentas para, junto a eles, melhorar a educação, afirmou Garcia. 

Para aprender a usar o tablet, os professores que ainda não conhecem a tecnologia terão à disposição curso de capacitação a distância sobre a utilização, além de desenvolver atividades pedagógicas. Ao todo, foram investidos R$ 12,5 milhões na aquisição dos tablets. 

Lançamento do Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar

Durante a cerimônia de entrega dos tablets e homenagem ao Dia do Professor, a Secretaria da Educação lançou o Prêmio Professor e o Selo Gestão Escolar, que vão reconhecer e divulgar boas práticas desenvolvidas pelos professores e diretores na busca da qualificação do ensino. 

As inscrições para professores e diretores que queiram participar do prêmio ou alcançar o selo serão abertas no dia 14 deste mês. Todos que estejam em trabalho efetivo podem participar. Mais informações no site da Secretaria da Educação.

É importante valorizar o que é feito dentro da escola e da sala de aula. Comumente vemos na mídia o que acontece de negativo. Está na hora de mostrar as experiências exitosas, para que elas sejam divulgadas e replicadas, destacou a presidente do Conselho de Educação do Estado, Ana Teixeira.