Estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras IV, participam, neste sábado (5), das 13h às 18h30, da primeira parte do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, que integra um conjunto de atividades desenvolvidas pela unidade escolar no intuito de preparar os estudantes para o Exame e o vestibular, seguirá o mesmo formato e ritual do Enem.

O estudante chega à escola como se já fosse realizar a prova de verdade. Preparamos 90 questões retiradas de provas anteriores do Enem e os estudantes terão o mesmo tempo da prova real para respondê-las, explica a diretora, Firmina Azevedo. Segundo a diretora, será criada uma situação real na qual existe um horário para o fechamento dos portões, cada sala contará com dois fiscais de prova e até uma embalagem para guardar os aparelhos celulares será disponibilizada. O simulado é uma maneira de preparar o estudante e incentivá-lo a participar dos processos seletivos, mostrando que ele é capaz.

Participarão do simulado os estudantes do 3º ano do ensino médio, 4º do ensino médio integrado à educação profissional, concluintes do Tempo de Aprender II e do Tempo Formativo eixo 7. Neste sábado, na primeira parte do simulado, serão aplicadas as provas de redação, matemática e linguagens e códigos (língua portuguesa). No dia 14 de outubro, acontece a segunda parte do simulado, com as provas de ciências da natureza e ciências humanas.

Estudante do 3º ano do ensino médio, Mariana Oliveira Santos, de 20 anos, avalia que o simulado é uma oportunidade para conhecer o formato das provas do Enem e do vestibular. Eu já fiz o simulado no ano passado e vou repetir agora. Ele dá uma boa base do que vai acontecer no Enem. Assim, me sinto mais preparada para fazer a prova, conta a estudante que já foi aprovada nos curso de Jornalismo em duas faculdades privadas, e aguarda o vestibular de Letras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Aulões

A programação da preparação dos estudantes para o Enem no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia contou, também, com a realização de aulões, palestras e visitas de representantes das principais faculdades de Salvador. Após a realização do simulado, os estudantes participarão de uma revisão, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, na qual serão discutidas e respondidas as questões do simulado.

Portal da Educação

Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, em seu portal, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar aqui e conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on-line.