Há quatro dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem no próximo sábado (26) e domingo (27), os estudantes que irão participar da avaliação têm mais uma chance de aprimorar os conhecimentos. Nesta terça (22), das 8h às 12h, poderão acompanhar pelo Portal da Educação mais uma aula de revisão para a prova dentro do projeto De olho no Enem. 

Por meio de videoconferências, o projeto é desenvolvido em parceria entre os programas Ensino Médio EM-Ação, Ciência na Escola e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Além do Portal, a videoconferência será transmitida também para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direcs).

De acordo com o professor articulador Nailton Rocha, o projeto busca ao mesmo tempo reforçar a preparação para o Enem nas unidades escolares da rede estadual e aperfeiçoar esse conhecimento, fornecendo dicas sobre a realização da prova. 

Na escola, mostramos as vantagens na realização do Enem, incentivamos a realização das revisões e apoiamos os professores, dando ideias de como podem abordar as questões do exame. Já na videoconferência, fazemos uma síntese das principais competências exigidas, dos pontos aos quais os estudantes devem ficar atentos e de como as disciplinas são cobradas na prova, explicou.

Ferramentas pedagógicas 

Além das dicas para a realização do Enem, durante a videoconferência os professores apresentam várias ferramentas pedagógicas disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, como a Plataforma Geekie, Professor WEB, SESI-Matemática, Conteúdos Digitais Educacionais, entre outras.

Portal da Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, no portal, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar e conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. 

Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on-line. Esta será a terceira videoconferência do projeto que atinge, em média, um público de aproximadamente 1.500 estudantes.