Para reforçar a preparação dos alunos da rede de ensino do Estado da Bahia inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em todo o país nos dias 26 e 27 deste mês, envolvendo 7,1 milhões de estudantes, os professores estaduais ressaltam algumas dicas que podem ser úteis na hora da prova de linguagem e redação.

Segundo o professor de língua portuguesa do Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, no bairro de Valéria, em Salvador, Edson Lima, os estudantes precisam ficar atentos a todas as informações que surgem na prova. O melhor método é ver, analisar e julgar. É importante interpretar todos os elementos da prova, tanto o texto como as imagens, charges, mapas e gráficos. A linguagem não verbal facilita a compreensão das questões.

Ele sugere como exercício para treinar esse tipo de interpretação, a observação das cartelas publicadas com frequência nas redes sociais. Segundo o docente, a cobrança da prova de linguagem e códigos é por uma gramática contextualizada. As informações trazidas na prova ajudam a organizar o pensamento. Não vemos mais tantas cobranças por conceitos. O estudante deve saber identificar, por exemplo, a transitividade do verbo, regência e concordância. Precisa ter ideia que, naquele momento, ele é o sujeito.

Redação

Para muitos alunos, a redação é sinônimo de medo, mas, a fim de minimizar esse temor, o Ministério da Educação disponibilizou o Guia do Participante – A Redação do Enem 2013, que está disponível para download no Portal da Educação, explica de forma detalhada tudo o que os corretores esperam de uma boa redação, com dicas de como construir o texto, os argumentos a serem utilizados, o desenvolvimento do tema e o domínio da norma culta, além de apresentar as mudanças para a correção da redação.

Este ano, os critérios ficaram mais rígidos. A prova tem praticamente a mesma estrutura do ano passado, mas apresenta três mudanças que dão mais rigor à correção. Redações com trechos não relacionados ao tema proposto ou com algum tipo de deboche serão anuladas. Haverá maior exigência no domínio da norma culta. A terceira mudança busca aumentar o número de redações que irão para um terceiro corretor, em caso de grande diferença entre as notas aplicadas pelos dois primeiros corretores.

A professora de redação do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro Cajazeiras IV, em Salvador, Daniela Machado, também dá dicas. O estudante deve prestar atenção para evitar as marcas de oralidade, separação de sílabas, chavões, gírias e ditados populares. Precisa cuidar também da estética do texto, cuidando das margens e da caligrafia.

Tranquilidade e leitura do texto mais de uma vez é muito importante

De acordo ainda com a professora Daniela Machado, o mais importante é ter tranquilidade, ler o texto motivacional mais de uma vez, ler o tema, interpretar e formular a tese da redação logo no início da prova. Orientamos os estudantes a construir o seu rascunho e deixar para transcrevê-lo somente no final, assim eles terão a oportunidade de revisar o texto.

A leitura de jornais e revistas e a pesquisa por temas da atualidade são imprescindíveis para fazer uma boa redação, enfatiza Daniela. O estudante só consegue escrever sobre o que ele conhece. É bom fazer uma revisão do que está acontecendo no Brasil e no mundo, bem como as diferentes perspectivas apresentadas acerca de um mesmo assunto. Sobre o formato do texto, a professora orienta uma construção de quatro parágrafos, sendo um para introdução, dois para o desenvolvimento e um parágrafo final para a conclusão.