Em funcionamento há quatro anos, o SAC Educação comemora – no mês dedicado ao professor – os resultados alcançados com a prestação de atendimento com qualidade aos servidores da área educacional. Desde outubro de 2009, quando foi inaugurado, em Salvador, o serviço pioneiro registrou mais de 180 mil atendimentos presenciais, sendo 50 mil nos últimos doze meses.

A superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Ana Catapano, ressalta que o tempo de tramitação dos processos foi otimizado com a implementação dos serviços, pois, atualmente, as coordenações internas da secretaria podem se dedicar exclusivamente à parte analítica.

Ela destaca ainda que o SAC Educação vem se tornando uma referência nacional. “Recentemente, recebemos uma visita de gestores do Ceará interessados em implantar esse modelo. E isso ocorre justamente pelo fato de o serviço ter qualidade no atendimento, o que, inclusive, é atestado pelos próprios servidores e professores contemplados com o serviço”.

Projeto de parceria entre as secretarias estaduais da Educação e Administração, a partir da experiência exitosa do Serviço de Atendimento ao Cidadão, o SAC Educação disponibiliza 120 serviços aos servidores da Educação, que podem tratar de assuntos relacionados à sua vida funcional, a exemplo dos benefícios, folha de pagamento, gratificações, progressão funcional, provimento e movimentação, tempo de serviços e sobre afastamento definitivo ou temporário.

Aprovação

A professora de língua portuguesa, Ana Pompilio, do Colégio Estadual Helena Mateus, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, é uma das que aprovam o atendimento do serviço por ela utilizado “várias vezes. O atendimento é muito bom. Sempre fui bem acolhida. Das vezes que fui, não demorei muito tempo esperando. O atendimento é rápido. Foi um acerto da Secretaria da Educação direcionar os serviços para um lugar só”.

O atendimento de qualidade, em um ambiente adequado, com confiabilidade e agilidade, resulta em alto índice de aprovação dos servidores ao serviço. Pesquisa realizada pela Ouvidoria da secretaria registrou um índice de 88,3% de aprovação e elogios ao SAC por parte dos funcionários atendidos no segundo trimestre deste ano.

Feira de Santana

Com base na experiência da implantação do SAC Educação em Salvador, também foi implantado, em agosto de 2012, o serviço em Feira de Santana. Desde então, contabiliza mais de seis mil atendimentos em toda a região dos 27 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação de Feira (Direc 2). O serviço também pode receber qualquer outro servidor das demais Direc do estado.