O cenário da Chapada Diamantina foi palco, pela quarta vez consecutiva, do Brasil Ride, competição internacional de ciclismo realizada em Mucugê, na semana passada (19 a 26). Os atletas completaram 565 quilômetros de percurso com 12.240 metros de subidas e passaram por 14 municípios da região. Cada dia de prova teve em média 80 a 100 quilômetros pelos caminhos abertos no garimpo de diamantes do século 18.

O maior evento de ciclismo das Américas, que foi apoiado pelos governos federal, estadual e municipal, atraiu desde campeões mundiais olímpicos até amadores, profissionais e estreantes, que admiram o esporte. Durante a corrida, eles se depararam com serras, rios e a vegetação exuberante, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana. Alguns atletas prometeram voltar à região para fazer turismo, a exemplo do campeão da categoria Open, principal do Brasil Ride, Henrique Avancini.

A Chapada proporciona pra gente uma coisa muito especial, que é viver a essência do mountain bike. A região, a natureza do local, os moradores, tudo isso faz este lugar ser especial, faz com que a gente sinta vontade de retornar e conhecer melhor essa belíssima região, afirmou Avancini.

Mas não foram apenas os atletas que se encantaram com a beleza da Chapada Diamantina. Admiradores do esporte aproveitaram o período da competição para também visitar a cidade. Esse é o quarto ano que acompanho o Brasil Ride. É um evento maravilhoso, que nos permite estar em contato com a natureza. Para quem gosta de turismo de aventura, isso aqui é sensacional, disse o empresário Romeu Franciose, 40 anos, do município de Luís Eduardo Magalhães.

Para o governador Jaques Wagner, o resultado do Brasil Ride reflete o empenho do Estado em dinamizar o turismo no interior da Bahia, gerando emprego e renda nos municípios. Acho que tudo que divulga o turismo da Bahia é importante ter o apoio do governo. É um evento esportivo que tem caráter mundial e o melhor circuito da América Latina. Quem ganha com tudo isso é o povo de Mucugê e da região.

Turismo

Durante os sete dias de prova, Mucugê ficou lotada de turistas. Só o Brasil Ride levou para a cidade mais de mil pessoas entre ciclistas e pessoal da equipe, como mecânicos, treinadores, cozinheiros e suporte técnico. Segundo o organizador e idealizador da prova, Mario Roma, além da mão de obra que acompanha a equipe de ciclistas em todas as competições, foram contratadas pessoas da região para dar apoio aos ciclistas durante o trajeto.

Houve um número muito grande de pessoas trabalhando aqui, principalmente da região. Nós não queremos apenas explorar o local, mas deixar o legado, gerar renda para os municípios. Isso ocorreu com o aumento de visitantes nesta época do ano e com as contratações que fizemos, disse Roma.

Evento lotou hotéis e pousadas de Mucugê e cidades vizinhas

Por causa do evento, hotéis e pousadas de Mucugê e cidades adjacentes estavam lotados, a exemplo da pousada de Luzia Oliveira, que comporta 29 pessoas, mas tinha 70. Os hóspedes sugeriram dividir os quartos com outras pessoas e aí colocamos colchões no chão. Eles ficaram satisfeitos e nós ainda mais. Isso aqui explodiu de gente para tudo que é lado. Não esperávamos tantos visitantes.

Segundo a prefeita Ana Medrado, a quarta edição do Brasil Ride surpreendeu pela quantidade de turistas. Ela explicou que pessoas que têm casa no município, mas não moram no local, cederam suas residências para hospedar os visitantes. Movimentou a economia local de forma significativa. Esse movimento só é visto durante o São João. É um resultado positivo de todos os nossos esforços e tenho certeza que no próximo ano será ainda melhor.

Parque nacional

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, e do Rio de Contas. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No local há muitos atrativos naturais, como a Cachoeira da Fumaça, o Poço Encantado, além de grutas e trilhas.