Para averiguar as condições de funcionamento das academias de ginástica em Salvador, uma operação conjunta deflagrada nesta terça-feira (29) pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), Conselho Regional de Educação Física (Cref-BA), Procon-BA e Superintendência de Controle e Uso do Solo do Município (Sucom) resultou na interdição de seis dos dez estabelecimentos fiscalizados, todos notificados por algum tipo de irregularidade.

Na ação, foram encontrados instalações e equipamentos que apresentavam condições inadequadas, além da ausência de profissionais inscritos no conselho regional, o que levou ao fechamento de academias, as quais precisam se adequar às exigências dos órgãos fiscalizadores para ser reabertas. A operação conjunta será intensificada na capital e área metropolitana durante o verão, quando é maior a frequência nesses estabelecimentos.

Os resultados da Operação Apolo foram apresentados à imprensa, na tarde desta terça, no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade, em Salvador. Participaram da entrevista coletiva a delegada Carla Santos Ramos, titular da Decon, Jehorvan Carvalho de Melo (representante do Cref-BA), Guilherme Morais (Procon) e Anna Kelly Marques (Sucom).

Sem alvará

As academias Iran Borges, localizada no bairro da Federação, La Ve Fitness (Vasco da Gama), Evans (Garcia), Blue Life (Brotas), Jaguar e Power Jump (Santa Cruz) funcionavam sem alvará, sem profissionais capacitados e sem cópias do Código de Defesa do Consumidor à disposição do público. Também não apresentavam os preços cobrados pelos serviços em local visível. Conduzidos à Decon, na Rua Carlos Gomes, representantes das dez academias, entre proprietários e instrutores de educação física, foram ouvidos e liberados.

Mais de 30 profissionais, entre policiais e fiscais, participaram da operação conjunta, também realizada nos bairros de Brotas, Canela, Federação, Iguatemi, Campo Grande, Ondina e Rio Vermelho. As academias Tony Granjo, Body Tech, Compasso e Autoridade do Esporte foram os outros quatro estabelecimentos fiscalizados.

Orientação

A delegada Carla Ramos orienta o consumidor a denunciar qualquer academia de ginástica que funcione sem as condições necessárias para o atendimento ao público. Equipamentos em bom estado de conservação, profissionais capacitados, instalações adequadas e higiene são requisitos que devem ser observados pelos clientes ao se matricularem numa academia, afirmou a titular da Decon, que recebe denúncias pelo telefone (71) 3117-6866.