Organizações do poder público e da sociedade civil comemoraram os 27 anos de implantação da primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Salvador. A unidade foi pioneira também entre as 15 existentes na Bahia, tornando-se referência no país pelo trabalho desenvolvido no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. 

Em encontro realizado na quinta-feira (17), na sede da unidade, que atualmente funciona no bairro de Brotas, foram destacadas as ações empreendidas para o planejamento, os primeiros anos de atuação e a luta pela conquista do atual espaço. O evento contou com a presença de delegadas, policiais e outros servidores, além de representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Ao fazer uma retrospectiva da trajetória da Deam, a delegada Isabel Alice Pinho, primeira titular da unidade, afirmou que o esforço e a sensibilidade da equipe foram fundamentais para os êxitos da Deam. A essência do espaço é a solidariedade e a compreensão. Esse é o nosso diferencial. Aqui se constrói a cidadania feminina. 

A atual delegada titular, Ana Virgínia Paim, ressaltou as ações executadas para além das tarefas rotineiras, como as iniciativas de atendimento na área de saúde, palestras e feira de artesanato dentro da programação de aniversário da unidade policial.