Localizada na Região Metropolitana de Salvador, a cidade de Camaçari é mais uma beneficiada pelo programa habitacional Casa da Gente, com a entrega nesta terça-feira (22) do Loteamento Parque Nova Esperança pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Com investimentos de R$ 8 milhões provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, o conjunto foi construído em uma área de 67 mil metros quadrados e é formado por 146 unidades habitacionais, compostas de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O Parque Nova Esperança está situado no bairro Verdes Horizontes e conta com toda infraestrutura de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e áreas de lazer, beneficiando as famílias carentes cadastradas no programa de interesse social. Das 146 unidades, 14 foram adaptadas para portadores de necessidades especiais, com localização privilegiada logo na entrada do conjunto, facilitando o deslocamento e oferecendo mais conforto às famílias.

De acordo com a coordenadora social, Graziane Amorim, além das intervenções físicas foram desenvolvidas ações paralelas com os futuros proprietários. “As famílias que irão ocupar os imóveis foram preparadas para o novo ambiente, através de cursos de capacitação que despertam a socialização entre os novos vizinhos, empreendedorismo e práticas de meio ambiente. Já temos moradores que estão ganhando dinheiro depois que receberam o curso de Biscuit”, destacou.

A solenidade teve as presenças dos secretários Rui Costa (Casa Civil) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), do presidente José Lúcio Machado, e do diretor de Habitação da Conder, Ubiratan Cardoso, do prefeito Ademar Delgado e de outras autoridades municipais.

O secretário Rui Costa, que representou o governador Jaques Wagner, explicou que as casas entregues em Camaçari são fruto da mobilização da prefeitura, que doou o terreno para a construção, e dos governos federal e estadual. "Através desse trabalho (conjunto), desde 2007, já foram entregues na Bahia 120 mil casas".

"Qualidade de vida para todos baianos e baianas, principalmente para quem mais precisa, é prioridade do Governo da Bahia. Com os programas habitacionais, de saneamento básico e de obras estruturantes de mobilidade urbana, estamos promovendo inclusão social, desenvolvimento e cidadania na capital, RMS e interior do estado", ressaltou o secretário Cícero Monteiro, que também valorizou a parceria dos governos municipal, estadual e federal para a implantação do Parque Nova Esperança.