Materiais como papel, plástico, metal e vidro estão entre os itens recolhidos na campanha CAB + Verde, que integra o programa Recicle Já Bahia. A ação do Governo do Estado, por intermédio da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), está na segunda edição e acontece até esta sexta-feira (18), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados também podem ser doados, como celulares e computadores. Até mesmo o óleo de cozinha tem seu espaço. O resíduo que seria jogado fora pode ser levado até o local, dentro de garrafas PET, para um descarte adequado, como explica a coordenadora do Recicle Já Bahia, Vanuza Gazar. 

A campanha, que começou ano passado, dá oportunidade aos servidores e moradores em geral de promover a coleta seletiva, descartando principalmente itens mais difíceis de jogar fora como óleo de cozinha, lâmpadas e equipamentos eletrônicos. Inclusive, vamos destinar estes materiais para ajudar cooperativas de catadores, enfatiza Gazar. 

Segundo a servidora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Cicelina Rodrigues, além de preservar o meio ambiente, a iniciativa ajuda as pessoas que vivem da coleta seletiva. Esta é uma ação social. Sempre participo e dou minha contribuição para ajudar a quem vive da coleta desse material.

Aristides Maltez

Em parceria com a Coelba, os resíduos sólidos arrecadados serão convertidos em descontos nas contas de energia do Hospital Aristides Maltez, como informa a engenheira eletricista da Coelba, Daniela Freitas. Vamos recolher o material, pesar e destinar um bônus para esta instituição parceira. 

No local, também estão sendo trocadas lâmpadas queimadas por novas – até três novas podem ser trocadas, com a apresentação da última conta original paga. O servidor público, Helcio Petrônio Santos, não perdeu tempo. A troca é importante porque é um beneficio para nós, consumidores, e mais importante ainda para a natureza. Eu estava guardando algumas em casa porque não queria jogar o vidro na rua. Por isso, trouxe oito.

Plantio de árvores 

Nesta sexta, o estande da campanha será montado no prédio da Plataforma IV, onde funcionam a Sucab e as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O CAB+Verde também tem o apoio do Programa Plante seu Futuro, que realizará o plantio de espécies arbóreas em avenidas do CAB no mesmo dia.