Cerca de 30 mulheres das comunidades atendidas pelas bases comunitárias de segurança (BCS) de Fazenda Coutos, Rio Sena, Calabar e Bairro da Paz realizam neste sábado (5) exames gratuitos de prevenção e controle do câncer de mama na unidade móvel em frente ao Quartel dos Aflitos, no Campo Grande. 

A ação é uma iniciativa do Pacto pela Vida desenvolvida pelas Bases Comunitárias da Polícia Militar e integra o Outubro Rosa, campanha pelo diagnóstico precoce e prevenção da doença. O atendimento, que vai até as 17 horas deste sábado, se estende a policiais femininas da corporação e público em geral.

As mulheres contempladas foram cadastradas pelas BCS, que também disponibilizaram transporte para as pacientes entre as bases e o local dos exames. A dona de casa Adailce Silva faz questão de se prevenir todos os anos. “Faço o exame de toque e a mamografia é importante para ficarmos cientes da doença”.

Durante todo o mês de outubro, diversos serviços são oferecidos a pacientes e moradores das comunidades das bases, como palestras de conscientização, cadastramento no programa Bolsa Família, atendimento médico, consulta com ginecologista, exames ginecológicos, e aplicação de vacinas.

Segundo o porta-voz da PMBA e chefe da unidade de imprensa, capitão Marcelo Pitta, a campanha consolida as ações de saúde e cidadania do Pacto pela Vida nas áreas atendidas pelas bases. “A campanha visa o bem estar e a qualidade de vida da comunidade, que não passam apenas pela segurança, mas pela proteção num sentido mais amplo”.

Maior programa do país

A Bahia possui o maior programa de rastreamento de câncer de mama do país com 120 mil mulheres assistidas em unidades móveis nos últimos dois anos. “É um trabalho que cria a oportunidade de ampliar o acesso das mulheres baianas à mamografia”, afirmou o secretário da Saúde, Jorge Solla.

A meta é beneficiar cerca de 5.250 mulheres na faixa etária de 40 e 69 anos, oferecendo atenção integral. Além da mamografia, são garantidos todos os exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem alterações no resultado do exame. O tratamento também será garantido em unidades de Alta Complexidade em Oncologia.  A Sesab iniciou a ação do rastreamento do câncer de mama no Outubro Rosa de 2011  em unidades móveis que percorreram 161 municípios baianos.

Até o próximo sábado (12), outra unidade móvel segue prestando atendimento gratuito no campus da Uneb, no Cabula. Para fazer o exame é necessário apresentar cópias do Cartão SUS e de um documento original com foto. Clique aqui para mais informações sobre a agenda dos próximos bairros a receberem a unidade de rastreamento do câncer de mama durante o Outubro Rosa.