Os pescadores e marisqueiras da Ilha dos Frades, na Baía de Todos-os-Santos, poderão aumentar sua produção a partir de novembro. A Bahia Pesca, empresa estatal vinculada à Secretaria da Agricultura, e a Fundação Baía Viva assinaram na terça-feira (29) um convênio de cooperação técnica para fortalecer a aquicultura da ilha e repovoar os manguezais da região. Cerca de 370 famílias serão beneficiadas com a ação, impactando positivamente a vida de 1.600 pessoas. 

O foco do convênio é capacitar pescadores e marisqueiras de forma que possam se tornar autossuficientes na produção de peixes e outros frutos do mar em cativeiro, garantindo trabalho e renda e, consequentemente, maior qualidade de vida para suas famílias, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Com o convênio, os pescadores da Ilha dos Frades receberão da Bahia Pesca toda assistência técnica para a criação dos animais e orientações sobre os processos de engorda e despesca. A empresa também será responsável pela produção de megalopas (larvas) do caranguejo uçá, captura das fêmeas da espécie, desova e larvicultura. 

A Fundação Baía Viva fornecerá materiais de manejo (tarrafas, kits de análise da água, cloro, etc) e ração, além de mobilizar a comunidade local. Todo o trabalho será feito também com foco na exploração sustentável dos recursos naturais da Baía de Todos-os-Santos. 

Com o repovoamento dos manguezais, vamos recuperar em até três anos este importante ecossistema que se encontra degradado, explica o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.