Nesse primeiro final de semana de novembro, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas, principalmente, por uma massa de ar quente e seco, informa o Serviço de Meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema). Esse sistema, além de reduzir as chuvas, também mantém as temperaturas elevadas em grande parte do estado, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde as máximas poderão chegar aos 37°C.

Outro sistema meteorológico, que também pode influenciar o tempo nesse final de semana, é uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro e Sul da Bahia. Com isso, no final da tarde e durante a noite aumentam as chances de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas, principalmente, nas regiões Sudoeste, Chapada Diamantina e na faixa centro-sul das regiões Oeste e São Francisco. Já na região Sul do Estado, essas chuvas deverão ser mais intensas e poderão ocorrer na maior parte do período.

Mesmo com um pequeno aumento nos índices de umidade do ar em algumas áreas do estado, o predomínio ainda é de tempo quente e seco, especificamente, nas regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Norte e Nordeste. Com isso, recomenda-se cautela quanto ao manuseio com fogo nessas regiões, pois qualquer descuido pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer enormes prejuízos, tanto sociais quanto econômicos e ambientais para a região.

Para o Recôncavo, que inclui Salvador e região metropolitana, também há previsão de chuvas fracas e isoladas durante o final de semana. No entanto, o predomínio será de tempo quente e abafado, o que aumenta as chances de ocorrência dessas chuvas, principalmente no final da tarde e durante a noite.

Maré 

Entre sexta-feira e domingo (1º a 3), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 2h30 e 14h30, com valores variando de 2,0 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 08h30 e das 20h30, com valores variando de 0,1 a 0,3 metro. As ondas previstas para os próximos dias deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta 

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), como pode ser visto na previsão para o período de sexta-feira e domingo (1º a 3).

Nesse período os IUVs deverão variar de 12 a 13, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria de intensidade Extrema. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos são maiores. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.