As condições do tempo na Bahia para o final de semana serão influenciadas por uma massa de ar quente e seco, que nos últimos dias vem ganhando força. De acordo com o Serviço de Meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), esse sistema deve atuar com mais intensidade nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste que, além de impedir as chuvas, também contribui para manter as temperaturas mais elevadas do estado nessas áreas, onde a máxima poderá chegar aos 38°C.

Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde estão previstas as menores temperaturas do Estado (entre 15°C e 17°C), essa massa de ar também deve inibir as chuvas nos próximos dias. Ainda assim, nas áreas serranas dessas regiões há possibilidade de ocorrência de neblina durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Mesmo com a influência da massa de ar quente e seco, nas regiões do Recôncavo e Sul quem ainda predomina são os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. Com isso, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas. Essas chuvas deverão ocorrer com mais frequência nas localidades mais próximas ao litoral, principalmente no final da tarde e durante a noite. Tal previsão também se aplica para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas para esse final de semana se manterão elevadas, com valores variando entre mínima de 21°C e máxima de 30°C.

Maré 

Entre esta sexta e segunda-feira (25 a 28), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 9h e 21h, com valores variando de 1,4 a 1,8 metro. Já a altura mínima deverá ocorrer por volta de 3h e das 15h, com valores variando de 0,7 a 1 metro. As ondas previstas para os próximos dias deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) 

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) na previsão para os dias 25 e 28. Nesse período os IUVs deverão variar de 13 a 14, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria de intensidade Extrema. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando os efeitos danosos são maiores. Recomenda-se o uso de protetor/filtro.