A aproximação comercial, empresarial e cultural entre a Bahia e os países do mundo árabe foi tema de reunião, nesta quinta-feira (31), entre o governador Jaques Wagner e embaixadores, representantes de câmaras de comércio e de encarregados de negócios de Estados como a Palestina, Arábia Saudita, Egito, Sudão, Argélia, Sultanato de Omã, Mauritânia, Jordânia e Marrocos. O encontro aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

Entre as possibilidades de negócio discutidas durante a reunião, foi enfatizado o interesse de empresários da Mauritânia em investir em uma usina de açúcar na Bahia. O governador também sugeriu a criação de uma Casa da Cultura Árabe, em Salvador, e a promoção de uma semana dedicada à cultura árabe, em modelo semelhante à que é realizada em homenagem à cultura japonesa. 

Wagner, que destacou os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura para aumentar a competitividade da Bahia, disse ainda que, em 2014, uma missão baiana irá visitar os países do mundo árabe. Faz parte do nosso esforço para divulgar o estado, a força do nosso mercado interno, o nosso potencial produtivo e de recursos naturais. 

Por meio do porta-voz, o embaixador do Estado Palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben, os visitantes avaliaram que a visita teve resultados concretos. Essas atividades são de muita importância e precisam ser continuadas. O desafio é convencer as empresas a atuar neste sentido e, para isso, todos os anos, há feiras internacionais nos países árabes.