Nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, entregues nesta sexta-feira (11), em cerimônia com a presença do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, ampliam a assistência prestada à população da região. Ao todo, 27 profissionais irão atuar na unidade, que começa a funcionar neste sábado (12).

Os leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram viabilizados por meio de convênio formalizado pelo Governo do Estado, representado pela Secretaria da Saúde (Sesab), que destinou R$ 673,8 mil, e a prefeitura, com a contrapartida de R$ 74.8 mil. Outro convênio com a secretaria garante o repasse de equipamentos a exemplo de macas, camas fawler, poltronas para acompanhante e suportes para soro.

Ainda em Itapetinga, foi firmado um acordo entre a Sesab e a Fundação José Silveira – gestora do Cristo Redentor -, o qual garante o repasse de R$ 5,1 milhões à unidade hospitalar. Destes, R$ 2,5 milhões são destinados a partos normais e internamentos de média complexidade (leitos de retaguarda) e o restante para custeio das diárias da UTI.

Saúde em Movimento

Segundo o secretário, o programa Saúde em Movimento deverá retornar a Itapetinga, nos próximos meses, com atendimento também para estudantes de 7 a 14 anos da rede pública de ensino, por meio de visitas a unidades escolares. Outra ação itinerante prevista é o programa Rastreamento do Câncer de Mama.

Outras iniciativas, que beneficiam a população de Itapetinga, foram a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que, nos últimos 12 meses, realizou mais de 20 mil atendimentos, e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), o qual passou a atender a moradores das zonas urbanas e rural desde 2011.

Também participaram da entrega dos leitos de UTI na cidade a subsecretária da Sesab, Suzana Ribeiro, o superintendente de Assistência Farmacêutica do Estado, Alfredo Boa Sorte, o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura, deputados federais e estaduais, além de lideranças municipais da região.