O trabalho do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) foi selecionado pelo Grupo Técnico (GT) do Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade, do Ministério da Saúde, que estará na Bahia, em dezembro próximo, para conhecer as experiências do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tratamento da Obesidade (Gatto) e o ‘Fluxograma de atendimento multidisciplinar para pacientes com obesidade em uma instituição pública de referência no estado da Bahia’.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Obesidade, endocrinologista Teresa Arruti, o GT virá conhecer melhor as práticas desenvolvidas. Para a seleção das experiências, foram utilizados critérios como relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS), caráter inovador, sustentabilidade e equipe de atenção à saúde. As duas experiências farão parte da publicação técnica intitulada ‘Experiências Inovadoras em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção do SUS’.

Equipe multidisciplinar

O núcleo tem equipe multidisciplinar (endocrinologistas, nutricionistas, enfermeira, psicólogos, fisioterapeuta e assistente social) capacitada para acolher, orientar e cuidar dos pacientes. A cada trimestre é realizado encontro, com todos os pacientes recém matriculados no ambulatório e os familiares, para a apresentação do serviço. O foco educativo é ressaltado em palestras mensais sobre obesidade, cirurgia bariátrica, aspectos culturais e psicológicos da alimentação, processo digestivo e metabolismo, alimentação saudável, movimento e imagem corporal.

Problema de saúde pública, a obesidade exige atendimento de equipe multidisciplinar, o que facilita a adesão do paciente ao tratamento e a maior participação da família, como observa a nutricionista do Ambulatório de Obesidade do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, Lorenna Fracalossi. O atendimento multidisciplinar inclui grupos de reflexão, coordenado pela área de psicologia, que envolve todos os profissionais do ambulatório, e o grupo semanal para atendimento em fisioterapia.

O Núcleo de Obesidade atende pacientes com idade entre 18 e 65 anos, com obesidade grau III, Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40, mesmo sem morbidades, ou entre 35 e 40, com pelo menos duas doenças associadas (diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, hiperlipidemia, colesterol e triglicérides elevados e hérnia de disco).