Uma missa marcou o lançamento da pedra fundamental da Unidade de Radioterapia Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). O evento aconteceu nesta sexta-feira (4), no terreno que pertencia ao Sesi e foi doado pelo governo da Bahia às Osid para a construção da unidade. A doação do terreno foi um processo que envolveu a Secretaria Estadual da Saúde e as Voluntárias Sociais da Bahia.

A nova unidade de tratamento de pacientes com câncer vai funcionar ao lado das Osid. As obras de construção começam na próxima segunda-feira (7), com inauguração prevista para junho de 2014. O núcleo contará com 10 consultórios, 18 leitos e modernos aparelhos para tratamento.

De acordo com a superintendente das Osid, Maria Rita Lopes Pontes, inicialmente, a unidade surgiu para atender à demanda dos pacientes que iniciavam o tratamento do câncer no Hospital Santo Antônio, das Osid, mas não podiam dar continuidade por causa da falta de equipamento de radioterapia.

Essas pessoas eram transferidas para outras unidades e isso dificultava a continuidade do tratamento. Com uma unidade de radioterapia é possível fazer o diagnóstico e o tratamento completo do câncer, destacou a superintendente.

A previsão é atender mais de 500 pacientes por mês, além de realizar mais de mil procedimentos mensalmente. A unidade vai trabalhar de forma integrada com o Hospital Santo Antônio, que atualmente oferece o serviço na área de oncologia.

Os recursos para a construção da unidade são oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio dos governos federal e estadual. O governo estadual se esforçou muito para conseguir este terreno para as Osid, a fim de que pudéssemos implantar uma unidade de radioterapia. Todos os pacientes do SUS que necessitam desse procedimento serão atendidos aqui, ampliando os serviços de diagnóstico e tratamento do câncer, afirmou a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça.

Publicada às 12h35
Atualizada às 13h15