Com o objetivo de discutir estratégias que ampliem e incentivem técnicas de transplantes de medula óssea nos países em desenvolvimento, começou nesta quinta-feira (3) e segue até sábado (5), no Gran Hotel Stella Maris, o Workshop e Simpósio da Worldwide Network for Blood & Marrow Transplantation (WBMT). O evento ocorre pela primeira vez na América Latina.

O coordenador da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas/UFBA, Marco Aurélio Salvino, que também é membro da WBMT, informou que a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante de medula óssea em agosto de 2010 e que, de lá pra cá, foram realizados 106 transplantes deste tipo.

No Hospital das Clínicas, tais procedimentos são realizados com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Já no Hospital São Rafael, o primeiro transplante de medula ocorreu em setembro de 2011. Desde então, as duas unidades hospitalares, ambas na capital baiana, já realizaram 146 transplantes de medula óssea no estado.

Para a realização em Salvador, além da Organização Mundial de Saúde (OMS), a iniciativa tem o apoio da Sesab.