Em funcionamento há dois meses, o SAC Servidor já registra mais de dois mil atendimentos. Criado para atender exclusivamente aos servidores públicos, a central de atendimento, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, Boca do Rio, em Salvador, oferece 85 serviços aos funcionários ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes.

No local estão disponíveis serviços do Planserv, da Junta Médica e Previdência Estadual, além das ações da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas (DDE), vinculada à Superintendência de Recursos Humanos (SRH) do Estado, órgãos diretamente ligados à Secretaria da Administração (Saeb).

A Saeb também utiliza o espaço para ampliar a oferta de capacitação destinada aos servidores estaduais, além de viabilizar a ampliação do escopo de atuação e variedade do portfólio de produtos da área de recursos humanos, como o programa Mais Futuro, ações de carreiras, programa Bem Viver, entre outros. O Clube de Desconto do Servidor, que oferece vantagens no mercado para o funcionalismo estadual, também presta atendimento presencial no SAC Servidor.

A gerente do SAC Servidor, Diovana Puonzo, ressalta que a comodidade de diversos serviços reunidos em uma única unidade é o maior benefício da central, salientando que os postos Ceprev e o Centro de Diabetes e Obesidade do Planserv são os mais procurados pelos servidores. “Os aposentados e pensionistas têm a facilidade de movimentar processos, como entrada na aposentadoria e solicitação de pensão, e os ativos inclusive podem fazer empréstimo consignado”.

Diabetes

Com consulta marcada no Centro de Diabetes e Obesidade do Planserv para às 11h30, Valdelice Pereira chega ao SAC Servidor dez minutos adiantada. Acompanhada de sua filha, a pensionista tem diabetes há 40 anos e faz sua primeira consulta no CDO. “Soube do serviço através de minha filha, que viu na internet. Achei ótimo, principalmente para mim, que preciso fazer consultas médicas regularmente”.

Para iniciar o atendimento, uma técnica de enfermagem encaminha Valdelice para a primeira sala, chamada de triagem, onde o paciente faz os procedimentos básicos – medição de peso e altura e aferição de pressão. Após a triagem, o paciente – seja diabético ou obeso – é guiado para a enfermeira, assistente social, nutricionista e, por fim, o clínico geral.

O atendimento médico de Valdelice foi realizado pelo médico João Carlos Teixeira, que destaca como principal benefício do CDO a equipe multidisciplinar, um atendimento que evita o deslocamento do servidor de um consultório para outro. Depois de examinar a paciente, o médico solicita que ela marque duas consultas – uma com a endocrinologista e outra com o educador físico. 

Valdelice termina a consulta satisfeita e lembra que antes fazia o acompanhamento médico em uma clínica particular. Agora, não será mais preciso. “Achei muito bom ser atendida aqui. É confortável e as pessoas são muito atenciosas”. Para agendar o atendimento no CDO, o beneficiário deve entrar em contato com o call center do Planserv (0800 56 6066). Pode aderir ao programa qualquer beneficiário que seja portador de diabetes ou obesidade. O CDO funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Recadastramento previdenciário é o mais solicitado no Ceprev

Nos postos Ceprev, os serviços mais solicitados são recadastramento previdenciário, senha para o contracheque online e orientações diversas – emissão de certidões, entrada na aposentadoria e solicitação de pensão, entre outros. Aline Passos foi ao guichê do Ceprev no SAC Servidor entregar documentos para dar entrada na solicitação de pensão, que será recebida pelo seu pai, por conta do falecimento de sua mãe.

Margarida Dantas, coordenadora da Ceprev, explica que os familiares têm o prazo de 30 dias após o óbito do servidor para entrar com o pedido de pensão, caso queiram receber o benefício a partir da data do óbito. “Nos postos Ceprev do SAC Servidor, apesar de não ter atendimento marcado, o servidor não encontra filas para ser atendido. Além disso, por ser exclusivo para os funcionários públicos, aproveita-se para realizar diversos serviços como consulta de processos relativos à aposentadoria, auxílios e orientações.