A unidade móvel do Procon-BA, em parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), segue oferecendo atendimento e orientação aos consumidores do município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Até o final do ano, outras duas unidades móveis devem começar a atender aos moradores de Camaçari e Simões Filho, também na RMS. A previsão é beneficiar até 200 pessoas por dia com serviços, palestras e outras atividades sobre os direitos do consumidor.

Segundo a diretora de assuntos especiais do Procon-BA, Deise Ramos, a ideia é aproximar o órgão de consumidores que não possuem informações sobre os direitos nas relações de consumo. “O objetivo é ir às comunidades carentes da RMS, dando a oportunidade ao consumidor de não precisar ir a Salvador, mas ter o atendimento no próprio bairro”.

O micro-ônibus adaptado para o serviço é equipado com escada elevatória para o acesso de portadores de deficiência física. Em média, a unidade que funciona em Lauro de Freitas desde 16 de setembro realiza 40 atendimentospor dia. A maior parte dos registros é de reclamações por problemas com produtos e prestação de serviços, a exemplo de telefonia, cartões de crédito e concessionárias de serviços públicos.

A aposentada Helenita de Jesus comprou um telefone celular com defeito e vinha tentando, sem sucesso, resolver o problema com o fabricante, antes de abrir uma reclamação. “Primeiro, eu não sabia a quem recorrer, e vir aqui foi importante também por ser perto de casa”.

O atendimento da unidade móvel funciona das 9h às 16h30, na Estrada da Jaqueira, próximo ao Colégio 2 de Julho e da 27ª Delegacia, no bairro de Itinga, até esta sexta-feira. Os próximos bairros previstos no roteiro são Areia Branca e Portão. A programação completa está disponível no site da Secretaria da Justiça.