Técnicos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) visitaram nesta quinta-feira (31) o Centro Público de Economia Solidária da Barra, em Salvador, que tem gestão operacional da Organização Filhos do Mundo, selecionada via Edital 09/2012 da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), dentro do programa de inclusão socioprodutiva Vida Melhor. 

A missão, que está na Bahia para conhecer, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), o projeto de Empreendimentos de Negros e de Mulheres, foi recebida pela secretária em exercício, Olívia Santana, que destacou para os técnicos Alberto Costa e Ana Luiza Machado que o objetivo do Cesol de fomentar os empreendimentos econômicos e solidários individuais e familiares.

Ela salientou ainda as políticas públicas do Governo do Estado voltadas para estimular as associações e as cooperativas na geração de emprego e renda para homens e mulheres da cidade e do campo. Disse que nos centros públicos já implantados na capital e no interior do estado pela Setre, os empreendedores encontram, além de assistência técnica gratuita, total estímulo à comercialização de seus produtos artesanais.

Articulação

O presidente da Organização Filhos do Mundo, Vasco Zugno Aguzzoli, afirmou que o Cesol da Barra foi criado para articular oportunidades de geração e fortalecer e promover o trabalho coletivo. Este espaço público atende a empreendimentos de oito bairros da orla de Salvador e dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. 

O Cesol da Barra, inaugurado em abril deste ano, tem como meta atender até o final do convênio, de dois anos com a Setre, um total de 125 empreendimentos econômicos e solidários dos bairros de Itapuã, Águas Claras, Boca do Rio, Brotas, Pituba, Rio Vermelho, Engenho Velho da Federação e Centro, além dos municípios de Itaparica e Vera Cruz. 

No prédio de dois pavimentos localizado na área central do bairro (rua Afonso Celso) oferece aos empreendimentos solidários acolhidos, capacitação, orientação jurídica, administrativa, contábil e financeira, além de microcrédito. O espaço também dispõe de uma área específica para exposição e comercialização de produtos.