Com um estande do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) e um espaço do SineBahia-Patra, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) participa da Feira do Empreendedor, do Sebrae, aberta na terça-feira (22), no Centro de Convenções da Bahia. A secretária em exercício, Olívia Santana, esteve na abertura da feira e visitou os espaços da Setre.

No estande do Cesol, os técnicos da secretaria divulgam as ações da Setre para o segmento de economia solidária e também como operam os centros públicos de economia solidária, implantados pelo Estado em Salvador e no interior, e ainda prestam atendimento aos empreendedores que prestigiam a feira.

Como instituição beneficiada pelo Estado, por meio da Setre, a Associação Pracatum Ação Social, contemplada pelo Edital 08/2012, na modalidade Beneficiamento de Reciclados, vai realizar algumas ações durante o evento com um posto de coleta de óleo na praça de alimentação. 

A Pracatum trabalha no beneficiamento do óleo de cozinha no bairro do Candeal, com o projeto Recicleóleo, que visa à redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, promovendo a inclusão socioprodutiva dos seus participantes.

Já no SineBahia-Patra, que está instalado no espaço do microempreendedor individual, o público tem informações da gestão da intermediação dos serviços, a fim de facilitar o acesso do trabalhador autônomo às oportunidades de trabalho. 

Além da captação das demandas da clientela e da elaboração de um cadastro com os profissionais, o SineBahia-Patra oferece qualificação profissional para cozinheiras, passadeiras, eletricistas, encanadores, piscineiros, jardineiros, pintores, marceneiros, com vistas ao aperfeiçoamento da sua capacidade técnica e comportamental.

O Instituto Mauá também marca presença na feira. Ele fica na área dedicada ao artesanato, com seis quiosques onde são comercializados produtos de artesãos cadastrados no órgão. Há ainda um balcão com informações sobre a instituição.

Entre os produtos do artesanato baiano exibidos na feira, alguns que receberam certificação do selo A Bahia Feita à Mão, realizada pelo Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e o Sebrae-BA.