O secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, entregou nesta quinta-feira (24) à Caixa Econômica Federal os projetos de sinalização turística de Salvador e dos Centros de Atendimento ao Turista, que serão implantados para atender à demanda dos grandes eventos esportivos em Salvador, no próximo ano. A iniciativa aconteceu durante reunião com representantes do Ministério do Turismo, da Caixa, da Setur e da Prefeitura de Salvador.

“Agora, vamos aguardar a Caixa analisar e aprovar os projetos para que possamos providenciar a licitação e executá-los antes da Copa”, informou Leonelli. Ele disse que “a articulação e a integração dos projetos com o site www.bahia.com.br são a base para o fortalecimento do receptivo turístico do estado”.

O projeto de sinalização turística de Salvador contempla a instalação de 1.880 placas de sinalização para orientação de moradores e turistas. Os novos equipamentos, dos quais 260 serão os primeiros do Brasil, de caráter interativo, com o uso da tecnologia QR Code, contarão com investimentos de R$ 6,4 milhões, captados junto ao Ministério do Turismo e disponibilizados pelo Governo da Bahia, por meio da Setur e prefeitura.

A concepção do projeto executivo, que representa um investimento de R$ 444 mil da Setur, prevê a implantação de 1.350 placas de orientação rodoviária, 270 de rotas de pedestres e 260 interpretativas, em inglês e português. Estas últimas terão um caráter interativo, com uma conexão com o site, onde baianos e turistas poderão ter informações detalhadas dos equipamentos turísticos sinalizados, como praias, monumentos, museus, centros de cultura, entre outros.

Módulos

Outro projeto entregue à Caixa é o de confecção de Módulos Portáteis de Atendimento ao Turista (CATs), que serão implantados em pontos estratégicos da cidade durante os eventos esportivos e em outros eventos, com investimento total previsto de R$ 1.052.632. Confeccionados em chapas de aço, os CATs baianos são muito funcionais, facilmente transportáveis e totalmente desmontáveis, características que destacaram o projeto baiano para todo o país. O equipamento projetado na Bahia está sendo apontado pelo Ministério do Turismo como modelo nacional.

Também participaram da reunião o representante do Ministério do Turismo, José Hélder Pereira, o diretor de Turismo da Setur, Érico Mendonça, e o gerente regional da Caixa, José Anselmo.