Em parceria com a prefeitura de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), por meio do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, entregaram nesta sexta-feira (25), a gestantes de 23 localidades do município, 256 enxovais e sortearam 14 berços e outros móveis infantis. O evento aconteceu em Mar Grande, onde as mulheres receberam ainda orientação sobre mortalidade infantil e cuidados com a saúde do bebê. 

Para Alessandra Serafim de Souza, 32 anos, mãe de dois filhos, a ação ultrapassa os benefícios financeiros. “Eu já estava imaginando como iria comprar o berço, algo mais difícil para quem já possui outros filhos como eu. Ganhei um hoje e isso vai me ajudar muito. Mas, além deste beneficio, há o fato de estarmos mais conscientes sobre nossa saúde e os riscos pro bebê”.

Para Adailza Conceição, 34, grávida da primeira filha, a ação estimula o pré-natal. “Tem muitas mulheres aqui que sequer tinham consciência da importância dos exames pré-natal. Aqui podemos trocar informações e ficar atentos aos conselhos, além de ter um auxilio que é o enxoval”.

Combate à sífilis 

O evento reuniu profissionais da área de saúde, moradores da Ilha de Itaparica e as gestantes. A ação também fez parte do movimento nacional de alerta e combate à sífilis, como explicou a coordenadora de ações sociais da VSBA, Tânia Nogueira. “Hoje é o dia Nacional de Combate a Sífilis e este evento também fortalece esta data, porque há um número crescente de mulheres gestantes contaminadas pela sífilis. Houve um aumento significativo, a exemplo de bebês que acabam sendo contaminados pela chamada de sífilis congênita”.

Diante desse quadro, segundo ela, o Estado hoje está buscando a redução dos índices. “Para isso, é preciso que estas gestantes estejam fazendo o pré-natal. Em caso de diagnóstico positivo, serão tratadas na atenção básica de saúde. Tudo para diminuirmos o indicador da sífilis na Bahia”. Tânia esclareceu ainda que os agentes comunitários de saúde, em parceria com as Voluntárias Sociais, fazem esta busca das gestantes para que façam o pré-natal. 

Programa 

O Saúde Materna e Neonatal é realizado em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, por meio de ações socioeducativas voltadas às gestantes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de incentivar a realização do pré-natal e, consequentemente, a redução dos indicadores de morte materna e neonatal. Após o cumprimento das etapas do programa, a gestante é contemplada com enxoval para o bebê.