Mais uma vez, as Voluntárias Sociais receberam da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri), três mil frangos transportados sem a documentação necessária, próximo ao município de Vitória da Conquista. Eles foram encaminhados ao abate inspecionado e distribuídos para os municípios.

Receberam os frangos em boas condições de consumo as prefeituras de Valença, Nilo Peçanha e Taperoá, para fazer a distribuição conforme a necessidade das entidades sociais. Segundo o secretário de Administração de Nilo Peçanha, Mateus Azevedo, os frangos vão para a merenda escolar e para a Secretaria de Promoção Social, “a fim de distribuir para quem mais precisa”.

De acordo com a diretora operacional das Voluntárias, Tânia Lessa, esta é uma ação gratificante e significativa, “porque a doação é realizada de maneira criteriosa para os municípios que realmente precisam”.

Para o coordenador do Programa de Sanidade Avícola da Adab, Itamar Garrido, as iniciativas rotineiras de fiscalização da agência buscam evitar a introdução ou reintrodução de enfermidades na Bahia e o tráfego irregular de animais sem a Guia de Transporte Animal (GTA).

“Hoje, somos o único estado reconhecido pelo Ministério da Agricultura com status B, a melhor classificação dentro do Programa Nacional de Sanidade Avícola”, destacou o diretor de defesa sanitária animal da Adab, Rui Leal. Ele informou que a Bahia está ainda classificada como livre de influenza aviária (gripe aviária) e doença de newcastle nos plantéis avícolas industriais.