Mais dois postos do Programa Saúde da Família (PSF) foram entregues pelo Governo do Estado, em Tanhaçu, na região sudoeste. Equipados com consultórios médico e odontológico, farmácia e demais instalações, as novas unidades serão utilizadas por profissionais do programa Mais Médicos. No distrito de Sussuarana foi inaugurado o ginásio de esportes.

Dois médicos um cubano e uma boliviana vão atender também aos moradores da zona rural do município. Segundo a médica Sandra Soliz, a receptividade foi muito boa. “Quando me formei, no meu juramento, assumi o compromisso de promover a saúde de quem precisa. Nós viemos ajudar, a estrutura é de qualidade e vai possibilitar que a população tenha um atendimento melhor”.

Praças 

No município vizinho, Malhada de Pedras, o governo estadual entregou um sistema de iluminação pública, que atende a entrada principal da cidade, e duas praças com área de lazer e fonte iluminada. O município também ganhou uma adutora que traz água do sistema de abastecimento de Brumado e resolve o problema de falta dágua que prejudicava a população local há vários anos.

No restaurante de dona Lucicleide, por exemplo, havia dificuldade para lavar pratos e cozinhar. Há cerca de três meses, quando começou os testes finais da adutora e a água começou a chegar em abundância, o problema foi resolvido.

“Antes, a gente tinha que encher o tanque e até os caldeirões com água. Lavar pratos era uma dificuldade e tudo tinha de ser muito controlado. Agora, a gente já vê o movimento aumentar, a cidade mais animada e podendo receber bem os visitantes”, comemorou dona Lucicleide.

Ampliação

O governador Jaques Wagner participou da inauguração da adutora e disse que já está sendo feito o planejamento para ampliação do sistema de abastecimento de água na região para atender também a outros municípios.

“Quando assumi o governo, fizemos um estudo sobre a situação do abastecimento de água na Bahia e observamos que apenas 30% do interior contava com abastecimento de água de qualidade. Criamos o programa Água para Todos, que já levou água a 3,5 milhões de baianos”. Ele também destacou que 1,5 milhão de pessoas também foram beneficiadas com esgotamento sanitário.