O documentário Feminino Cangaço, parceria entre o Centro de Estudos Euclydes da Cunha (Ceec) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a WebTV.Uneb, vai abrir a 6ª edição do Arraial Cine Fest, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Seguro, neste domingo (1º). Durante os 80 minutos do filme, são discutidos temas como as motivações para a entrada das mulheres no cangaço, seu papel dentro dos bandos, seus costumes, suas crenças, seus dramas pessoais, a sexualidade e as representações destas mulheres.

O longa-metragem já foi exibido no III Congresso Nacional do Cangaço, em outubro de 2013, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, e em 19 pontos de cultura do estado, por meio do Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), em agosto. O documentário tem entrevistas com especialistas sobre a temática do cangaço, a exemplo do sócio fundador da União Nacional de Estudos Históricos e Sociais (Unehs), Antonio Amaury, dos pesquisadores Frederico Pernambucano de Melo, Luiz Ruben, Rosa Bezerra e Germana Gonçalves, além da filha e da neta de Lampião e Maria Bonita, Dona Expedita e Vera Ferreira, respectivamente.

O filme, iniciado em março de 2012, tem locações nas cidades de Salvador, Paulo Afonso, Recife (PE), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Piranhas (AL), além de visita a Grota do Angico, local da morte de Maria Bonita e Lampião. A co-produção é do laboratório audiovisual Épuras e o apoio das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e Extensão (Proex) da Uneb e da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), instituição vinculada à Secretaria estadual de Cultura (Secult).

O festival é promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e será realizado por meio de parceria entre o Senac do município e as empresas Costa Central Eventos e Porto Seguro Conventio & Visitors Bureau.