Esta região tem potencial para ser uma das grandes bacias leiteiras do estado, disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao implantar, quarta-feira (13), no município de Ibirataia, a primeira unidade demonstrativa (UD) do Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Leite Bahia) no Território de Identidade Médio Rio das Contas. Com esta, já são mais de 70 UDs implantadas em várias regiões da Bahia.

Salles explicou que as UDs visam aperfeiçoar o plano e corrigir as possíveis falhas, para então ser lançado oficialmente em todo o estado, com o objetivo de fazer com que a Bahia alcance a sustentabilidade e autossuficiência na produção de leite. Hoje, o estado produz 1,2 bilhão de litros de leite, enquanto que o consumo chega a 1,6 bilhão.

O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Ibirataia, com a presença de centenas de produtores, líderes de associações e de sindicatos de trabalhadores, além de prefeitos dos municípios da região. O Leite Bahia foi apresentado por seu coordenador estadual, Aroldo Matos.