Mostrar a agricultura desde o plantio até a comercialização dos produtos, valorizando o homem do campo, responsável pelos alimentos que chegam à mesa do consumidor. Esse é um dos objetivos da 26ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), o maior evento do setor do Norte e Nordeste e uma das cinco maiores do Brasil em volume de vendas de animais, que acontece em Salvador (BA), deste sábado (30) até 8 de dezembro.

Para 2013, entre as novidades estarão a presença da Caixa Econômica Federal (CEF) com um caminhão, demonstrando seus serviços, entre elas as linhas de financiamento criados para a agropecuária, e uma loja da Cesta do Povo, comercializando 170 produtos da agricultura familiar.

A Fenagro deverá atrair mais de 300 mil pessoas ao Parque de Exposições de Salvador, e gerar negócios da ordem de R$ 100 milhões, através de venda direta e indireta de animais, maquinários, implementos e financiamentos agrícolas, além da movimentação nos 17 leilões que acontecerão durante a exposição.

“Este é um momento importante para a agropecuária baiana, que mesmo vivendo a pior seca da história mostra sua força””, afirma o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. Ele destaca que a Fenagro valoriza o agropecuarista, encerra o calendário de eventos agropecuários do Estado, e é o grande cenário onde o homem da cidade encontra o homem do campo.

A fenagro é uma realização das associações de criadores de animais da Bahia, representadas pela Associação dos Criadores de Nelore da Bahia (ABCN), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) e Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB), em parceria com a Secretaria da Agricultura. O evento conta também com as parcerias dos bancos do Nordeste (BNB) e do Brasil (BB). A feira também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, do sistema Faeb/Senar, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sebrae e Petrobras.

Participam desta edição 800 expositores com 6 mil animais, entre bovinos, com mil exemplares, eqüinos (1,5 mil), caprinos e ovinos (2,5 mil), além de pequenos animais. Serão homenageadas as raças Nelore, Mangalarga Marchador e Santa Inês, das espécies bovinas, equinas e ovinas, respectivamente.

A maior feira agropecuária do Norte-Nordeste abriga, na sua edição de 2013, dois importantes eventos, a Exposição Nacional da Raça Santa Inês e o Campeonato Brasileiro de Marcha Batida. A programação também contempla leilões, torneio leiteiro, cursos de formação e capacitação, shows musicais, provas desportivas, além de diversificada programação infantil.

Lazer

Como acontece todos os anos, a 26ª Fenagro também vai atrair visitantes por reunir diversas opções de entretenimento para toda família. Além das provas desportivas citadas anteriormente, feira de artesanato, parque infantil, passeios de pôneis e charretes estão entre as atividades oferecidas ao público. Haverá ainda tradicional mostra de pequenos animais domésticos, como cães, gatos, aves exóticas, coelhos e outros roedores.

SERVIÇO:

26ª FENAGRO

Data: 30 de novembro a 8 de dezembro.

Horário de funcionamento: Das 8h às 22h.

Local: Parque de Exposições de Salvador.

Ingresso: R$ 10. Crianças até 12 anos e funcionários públicos  não pagam.