Com a participação de artistas, como Margareth Menezes, as bandas Didá e Irê do Ilê Aiyê e os grupos Ágape e Neojiba, educandos e funcionários da Fundac encerraram, na última quarta-feira (6), no Teatro Solar Boa Vista, em Brotas, o Festival de Artes da Fundac – Fundart 2013. 

A ação reuniu todas as produções artísticas das oficinas de arte educação da Fundac, com o objetivo de promover a educação integral como principal instrumento de ressocialização e inclusão social dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Na abertura do evento, a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, agradeceu todos os profissionais responsáveis pelas produções artísticas das oficinas de arte educação e destacou a importância do festival. “O Fundart visa mostrar à sociedade o potencial artístico e cultural dos adolescentes privados de liberdade e o resultado do trabalho pedagógico e de arte-educação realizado em nossas unidades durante o ano. Os educandos possuem diversas habilidades artísticas e esta ação pretende exatamente potencializar esta capacidade positiva”.

A secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, também destacou o empenho dos profissionais do atendimento socioeducativo. “Este festival demonstra o compromisso e competência desta equipe com a ressocialização dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Parabéns!”, destacou.

Para o presidente da Frente Parlamentar de Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Yulo Oiticica, o “Fundart é resultado de um trabalho que é referência em todo o país. A ação socioeducativa desenvolvida pela equipe Fundac promove uma ressocialização capaz, efetivamente, de incluir socialmente estes jovens”.

Mostras de artes 

O Fundart começou em outubro nas unidades de atendimento da Fundac, com produções e exposições internas das oficinas de arte-educação e a participação dos educandos nas agendas culturais de Salvador e Feira de Santana, como visitas a museus, espetáculos, exposições e cinema.

As amostras externas começaram no último dia 15, reunindo diversas apresentações. Dança, música, teatro e exposições de artesanatos e culinária marcaram as Mostras de Artes de Salvador (15 a 17, no Teatro Irdeb), e Feira de Santana (22/10, Teatro CDL) e a 4ª Mostra de Talentos dos colaboradores da Fundac (29/10, no Teatro Uneb), que celebrou o Dia do Servidor. 

O Fundart faz parte das ações pedagógicas da Fundac que visam promover a educação integral como principal instrumento de ressocalização.