Uma história de 47 anos contada por quem ajudou a construí-la. Esse é o mote do livro Setre – Memória, Trajetória e História 1966 – 2013, que será lançado nesta quinta-feira (21), às 16h, no foyer do Cine Teatro Sesc Casa do Comércio, na Av. Tancredo Neves, em Salvador.

Os personagens, compostos por servidores e secretários, relatam a sua contribuição para a Secretaria e a importância que a mesma teve em suas vidas. Histórias como a de Aidilma Sacramento, que dedicou 42 anos da sua vida à Secretaria, onde, recém-formada em Ciências Sociais, começou a trabalhar, em 1968.

Outra história de destaque é a da ex-servidora e socióloga, da então Secretaria do Trabalho – Setrabes, Vanda Sá Barreto. Ela orgulha-se de ser uma das primeiras técnicas a ser contratada, ainda em 1966, quando a Secretaria foi criada. Destaca que, com a criação da Secretaria, o estado passou a ter política pública voltada para o social, até então, só tinha política voltada para Saúde e Educação.

A publicação ainda apresenta o desenvolvimento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e os seus principais programas e ações ao longo das suas mais de quatro décadas de existência. O livro traz, também, um breve histórico dos 16 secretários que estiveram à frente da pasta.

A ideia de produzir o livro foi do secretário Nilton Vasconcelos, em homenagem aos personagens que fizeram a história da Secretaria. O trabalho foi coordenado pela jornalista Hilda Fausto, assessora de Comunicação da Setre; pesquisa e produção dos textos é do jornalista Antonio Luiz Diniz, servidor há mais de 28 anos; coordenação editorial do jornalista e sociólogo Gustavo Falcón, que também assina o texto de introdução; projeto gráfico do design Gerson Lemos, e fotos dos fotógrafos Marcelo Reis, Guilherme Silva e Jorge de Jesus.