A apresentação do Grupo de Pífanos União marcou a inauguração nesta segunda-feira (11) do 181º posto do Programa de Microcrocrédito da Estado da Bahia (CrediBahia) no município de Serrolândia, a 346 quilômetros de Salvador, que aconteceu após uma audiência pública na Câmara de Vereadores.

O CrediBaha é executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a parceria da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras, e integra as ações do Vida Melhor, programa estadual que busca a inclusão socioprodutiva dos baianos.

Durante a cerimônia, a chefe de gabinete da Setre, Olívia Santana, afirmou que o programa, além de movimentar a economia local, contribui para o desenvolvimento social das pessoas. Desde 2002, quando foi criado, o CrediBahia leva aos pequenos empreendedores o acesso fácil ao financiamento.

Atualmente, oferece uma linha de empréstimo com taxa de juros de apenas 0,64% ao mês para empréstimos de até R$ 3 mil e de 1% a partir de R$ 3 mil até R$10 mil. Até o mês de setembro passado, o programa havia liberado R$ 196 milhões por meio de 113.592 contratos.