O Movimento Tropicalista teve reconhecida influência de um artista que, na Bahia, investiu seu potencial criativo nas experimentações com som: Anton Walter Smetak (1913 – 1984). Nesta quarta-feira (6), às 18h, o Especial das Seis, da 107.5 Educadora FM, traz mais uma edição do Na Batida dos Clássicos e, desta vez, o destaque é um concerto dedicado ao centenário de Smetak. 

A série apresentada no programa é voltada à música erudita e tem apresentação do diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), maestro Carlos Prazeres. A relação entre o músico suíço, que tocou na Osba, e a própria orquestra vai além: o filho caçula do homenageado, Uibitu Smetak, é violinista do grupo. 

No repertório desse Especial das Seis, estão os três primeiros movimentos do Concerto de Brandemburgo, de Bach, além de obras de Walter Smetak, conhecido pela experimentação com música microtonal. 

O Especial das Seis vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 18h. Cada edição do programa traz um apresentador diferente, entre artistas e pesquisadores, que falam sobre carreiras de músicos consagrados e que marcaram época, estilos e movimentos musicais. Toda a programação da Educadora FM pode ser acompanhada também através do do Portal do Irdeb.