‘Acontece no Museu’ é o evento que Secretaria de Cultura do Estado (Secult) irá patrocinar no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Munca), na última semana deste mês. O encontro, que reunirá linguagens artísticas como a música e as artes visuais, pretende fortalecer o conceito de museu em processo e aproximar a comunidade do espaço, que pode ser tornar o primeiro equipamento cultural vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) na Bahia.

“Contribuir com o fortalecimento da programação do Muncab é também mais uma demonstração de nosso apoio ao processo de federalização do museu. Faz todo sentido a presença desse importante equipamento cultural em nosso estado, devido ao processo histórico e à influência da cultura negra na Bahia”, afirmou o secretário Albino Rubim, em reunião na segunda-feira (11), em Salvador. 

Durante o encontro, que contou com a participação do presidente e do vice-presidente da Amafro – instituição responsável pela instalação do Muncab, o poeta José Carlos Capinan e o professor Jorge Portugal, foi destacada ainda a necessidade equacionar a prestação de contas da instituição para dar continuidade à federalização do espaço.

“Até lá, iremos buscar outras formas de patrocínio e operar de forma mínima, trabalhando a própria vocação do museu. Com este evento, iremos mostrar nossa energia e capacidade realizadora, porque o Muncab tem que sinalizar vida, inclusive do ponto de vista simbólico, do patrimônio cultural de matriz africana”, avaliou Capinan. Ele destacou que o evento acontece em um momento significativo para a diáspora africana no Atlântico, porque novembro é o mês da Consciência Negra.